segunda-feira, 14 de abril de 2008

Lixo Espacial

Com o objectivo de regular a quantidade de objectos que se encontram na orbita da Terra, uma regulamentação internacional impôs uma duração de vida de 25 anos no máximo para todos os satélites.
Para lá deste período o satélite deve sair da sua orbita e reentrar na atmosfera para ser destruído.
Os satélites geoestacionários orbitam a 36.000km da terra, no fim de vida deverão ser colocados 300km abaixo da sua orbita de missão.
Gravitam em torno da Terra cerca de 10.000 objectos de mais de 10cm, 200.000 objectos entre 1 e 10cm, e 35 milhões de objectos entre 0,1 e 1cm.

Mago da Lua

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Thich Quang Duc, budista vietnamita


Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se safricou até á morte numa rua movimentada de Saigon em 11 de junho de 1963.
O seu acto foi repetido por outros monges.
Enquanto o seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel.

Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído.
Thich Quang Duc protestava contra a maneira como a sociedade oprimia a religião Budista no seu país.
Após a sua morte, o seu corpo foi cremado conforme a tradição budista.
Durante a cremação após a sua violenta morte, o seu coração manteve-se intacto, pelo que foi considerado como quase santo.


Mago da Lua

terça-feira, 1 de abril de 2008

Avistamentos de ovnis na Arrábida 'dão' filme

Há uma onda de mistério a envolver a serra da Arrábida e o rio Sado, em Setúbal.
Ovnis e osnis são alguns dos fenómenos que têm sido avistados pelos habitantes sadinos e os seus relatos já despertaram a curiosidade de especialistas e até de cinéfilos.
Luzes que surgem entre a vegetação da serra, clarões vindos do fundo do rio, provocando turbilhões na água, brilhos avistados por escuteiros dentro de uma suposta passagem subterrânea que ligará Tróia a Sintra são apenas alguns dos fenómenos que em breve serão apresentados num filme.

Pedro Soares, arquitecto de 25 anos, e António Aleixo, cineasta de 28, estão a recolher os testemunhos dos habitantes de Setúbal para fazer um documentário sobre os mistérios da região sadina.
Para que conste, nenhum dos dois acredita em ovnis, ou osnis, nem nos dez relatos que já gravaram ao longo dos últimos meses de pessoas que garantem ter visto fenómenos paranormais na Arrábida e nas profundezas do rio.
Mas não é o cepticismo destes dois jovens que impede o documentário de avançar.

Há até quem conte ter sido raptado várias vezes - sempre às quinta-feiras - por um extraterrestre, de quem já se tornou amigo. E histórias de pescadores que asseguram ter comunicado, através de um very light, com um círculo de luz no fundo do Sado, junto à fortaleza de Outão.

Tudo se passou em 2002, quando Carlos e Pedro Coelho, pai e filho, foram pescar durante a madrugada e acabaram por ser surpreendidos por uma luz verde fluorescente vindo no fundo do mar. O brilho, contaram aos autores do documentário, tinha uma forma circular e movimentava-se sem deixar rasto.
Dizem os pescadores , que o fenómeno provocou ainda um enorme turbilhão na água. Carlos e Pedro quiseram fugir, mas não conseguiram porque ficaram paralisados, sentindo um formigueiro em todo o corpo. Minutos mais tarde recuperam a mobilidade e subiram ao miradouro da fortaleza, onde apontaram um very light ao osni. durante quase meia hora, Carlos e Pedro Coelho dizem ter interagido com o objecto não identificado.

O círculo de luz acendia, apagava e mudava a cor, mas depois de um estrondo e de um clarão na serra da Arrábida, afastou-se até desaparecer no oceano.Não faltam também depoimentos de quem afiançe ter visto naves a pousar na serra e que atribua o fenómeno a habitantes de outros planetas do universo. Perante todos estes relatos, os dois realizadores do documentário só têm uma resposta: "Não dizemos se é verdade ou mentira.

A nossa tarefa passa apenas por registar o que as pessoas contam", justifica Pedro Soares.A identidade das testemunhas vai ser revelada no documentário que está a ser produzido pela Low Cost Films, a empresa criada por Pedro Soares e António Aleixo. Um e outro admitem até poder vir a acreditar em algumas histórias no final desta aventura, que inclui ainda relatos de mitos urbanos e outros simbolismos ligados à Arrábida."A ideia surgiu de uma brincadeira, mas foi sendo amadurecida e decidimos fazer um documentário ficcionado", diz António Aleixo, acrescentando que pretendem concluir o documentário em 2009.
Por enquanto, continuam a recolher os depoimentos e quem tiver episódios para contar pode relatá-las para o e-mail lowcostfilms@gmail.com.

Cópia Integral do DN 30 Março 2008

Mago da Lua

 
Add to Technorati Favorites