terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Regresso ao Oxygene

Numa esplêndida tarde de Domingo, lá fui a convite do ABA ouvir em casa de uma amiga comum o Oxygene 2007, do também amigo comum de longa data Jean Michel Jarre :).
Isto porque a nossa querida amiga tem Dolby a 5.1, o que, muda tudo.

Agora… óh Jean Michel, pá……espera aí, está bem eu percebo, mas hoje em dia permite-me, 96kHz e 24bit, já não é o que há de mais alta resolução, há mais resolução,( por ex 96kHz 64bit), e há placas de audio a fazer mais que 96kHz em baixa latência.

Mas eu percebo e é verdade o trabalho está em altíssima resolução.
O que vos posso dizer sobre isto é que de som, há mesmo muito tempo que não ouvia nada igual é gigantesco....aliás, eu nunca ouvi nada assim.

O trabalho de gravação, todo digital está grandioso, quer o CD quer o DVD.
A parte do DVD está muito bem conseguida, Jarre faz um concerto só para nós.

Percebi que tem ajuste de montagem de vídeo, não é um único acto continuo, mesmo tipo LIVE.


Mas também não são assim tantos, contei 5 cortes na montagem.
Mas dou a nota máxima, MÁXIMA.
Ficamos colados ao TV……”..Zé senta-te..”.


Permitam-me só vos dizer como se passa das máquinas analógicas de Jarre para digital em alta resolução.

O sinal eléctrico de áudio, é tomado à saída dos sintetizadores e entra num conversor A/D, dai sai em sinal ADAT ( em principio ) para o sistema de mistura que é totalmente digital.
Todos os ganhos de sinal, todos os efeitos e tratamento de ruído é em digital.
O resultado final é este grandioso som……mas mesmo grandioso, está demais.
O preço final deste conjunto é incrível 17 Euros para pagar o CD.
Há também a versão em 2D e 3D do DVD, com muitos extras.

Mago da Lua

2 comentários:

Anónimo disse...

Blogger... cada um na sua: eu prefiro de longe o vinil, com todos os seus "anexos"... :)

Sweet Porcupine disse...

Caro amigo mago......de tao desaparecida que ando na blogosfera.....ate parece que ja ando em marte!!!!!

Nãããããa......trabalho mesmo!.....vim so deixar um abraço e uma super beijoca

 
Add to Technorati Favorites