terça-feira, 2 de setembro de 2008

Roger Dean

Ainda me lembro, como se fosse ontem, quanto tempo demorava a olhar para a capa do Yessongs contemplando os seus desenhos tão futuristas.
Este triplo álbum de 1973 ao vivo, da extraordinária banda Yes, fazia-nos viajar para mundos tão bem imaginados nos desenhos de Roger Dean.
Foi sempre para mim uma referência em termos de traço.
Um grande amigo de infância desenhou nas férias a capa do Relayer perfeitamente à escala só a carvão, dando uma bela tela de quase metro e meio de comprimento, por um metro de altura.
Alguns bons anos mais tarde, numa festa em sua casa, deparo-me com o velho desenho, meio amarrotado e enrolado ao desprezo.
Perguntei-lhe se estava doido em tratar assim uma obra de arte.
Espantado eu, ofereceu-mo, não pude aceitar, mas garanti-lhe que o emoldurava e o estimava e um dia o devolveria, assim foi.
Anos mais tarde, recuperou o desenho numa linda moldura perfeitamente estimado e, eu perdi o mais belo quadro da minha casa.
Encomendei a um amigo pintor, dois quadros que desenhámos em conjunto, a capa do ABWH e a capa traseira do Yesterdays. Hoje só tenho o segundo na minha sala, o outro ofereci-o a uma amiga do coração.
A arte de Roger Dean contagia-nos e transporta-nos lá para fora, ainda hoje, como podem ver na imagem do cabeçalho do Mago da Lua.


Mago da Lua

3 comentários:

O Velho disse...

Muito bom mesmo. Yessongs é meu álbum preferido!

Gostei daqui!

;-)

O Velho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Velho disse...

Muito grato.

E que bom que você aprecia esse tipo de tema, como a transmutação! Espero que possamos conversar mais.

Grande abraço e muita luz!

;-)

 
Add to Technorati Favorites