sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Leonardo versus Dalí

Uma vez que tenhas experimentado voar, andarás pela Terra com os olhos voltados para o Céu, pois lá estiveste e para lá queres voltar.
(Leonardo da Vinci)


A diferença entre as falsas memorias e as verdadeiras, é a mesma que nas jóias:
São sempre as falsas que nos parecem mais reais, as mais brilhantes.
(Salvador Dali)


(Pinturas de as "Ultimas Ceias", dos citados)

Mago da Lua

3 comentários:

Anónimo disse...

Já li isto há algum tempo.. ficaram a bailar-me na cabeça as interpretações da tragédia de Aristóteles: É mais mais fácil acreditar numa inverdade versímil, do que numa verdade inverosímil. Por isso, o rapaz chamou tanto que o lobo vinha para o atacar e já ninguém o acreditou...
Quanto ao Da Vinci...Ícaro em todo o seu explendor: cuidado para se não chegar perto demais do sol, ou queimamos as asas. Partindo destas permissas, desta troca muito bem arquitectada de ideias, seria de supor que... o falso é o mais seguro, o que mais nos atraí? Sem dúvida que é! Porque desvendados os segredos, levantados todos os panos, nada mais resta a não ser uma evidência pobre: Tudo o que é, é mesmo!
Excelente post, parabéns!
P.S. As memórias nunca são falsas, nós é que as deturpamos por via das emoções. Por via da emoções haveremos de chegar ao céu também... ou não.

Mago da Lua disse...

Wicka Obrigado pelo teu comentário, como não conheço a "Poética"...não sei que disse o Aristóteles, sobre estas ideias de "no sense".
Volta...sempre.

Marta disse...

Fantástico! :)

 
Add to Technorati Favorites