sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Exorcismos



Ao emprestar a um amigo o meu CD de “ A Criação “, relembrei, já a caminho de casa ouvindo no carro esta maravilhosa obra, a capacidade de exorcizar que a musica pode ter.
“..nunca me senti tão religioso, como durante o tempo em que compus a Criação, a cada dia que passava, eu caía de joelhos, e rezava para que Deus me desse força de conseguir levar esta obra até ao fim…”
A estreia, para o grande público, teve lugar a 19 de Março de 1799, no Burgtheater de Viena, tendo a orquestra sido dirigida pelo próprio Joseph Haydn.
No final do concerto largamente ovacionado, Beethoven cumprimenta o seu velho mestre beijando-lhe as mãos de joelhos…. eu só de pensar neste momento do Homem, choro.

Para Beethoven foi importante a inovação trazida por Haydn nos oratórios, esta obra antecipa, em alguns trechos, a grande “Missa Solemnis”..
Haydn iniciou-se na maçonaria por Leopold Mozart, tornado-se grande amigo do seu
filho, que chega a influenciar as missas de Haydn, da última fase.

Para quem já assistiu a esta obra ao vivo, sabe que é de uma imponência vocal, eu diria celestial.
Haydn é o iniciador de uma nova fase na história da música. Com a sua obra desenvolve-se uma nova polifonia instrumental, sem o apoio harmónico do baixo contínuo.

Muitas foram as vezes, e deixo aqui um pedido de desculpas aos meus vizinhos, que completamente fechado e às escuras na minha sala, ribombaram o Caos e o Paraíso da Criação.

A mais intensa das dores, contra a mais intensa das obras, será talvez a pura devoção à capacidade de criação do próprio Homem, e não como Haydn a Deus, sinto que esta forma de exorcizar me resulta.
O certo, é que nos piores momentos me refugio nos maiores génios, não só musicais.
Será o meu Deus o Homem ?.......acho que não faria uma boa opção, por isso penso que são antes os homens, o que me torna politeísta, já não tão agnóstico como eu pensava.



Mago da Lua

1 comentário:

A indecisa disse...

Olá

Podias por a referência do quadro: "O Jardim das Delícias Terrenas"
(painel central)
Hieronymus Bosch, 1504.
Descreve a história do Mundo a partir da criação.
Já nessa altura havia surrealismo apesar de oficialmente ele só ter aparecido mais tarde.

Ouvir musica classica só mesmo em alto som... coitados dos vizinhos

bjs

 
Add to Technorati Favorites