domingo, 30 de setembro de 2007

Shadow of a lonely Man

Isto há cada coisa, não sei porquê dei com isto, do Alan Parsons.
Há tanto tempo que não sentia, desculpem, ouvia.......ouvia.
"Tá" claro ??....há tanto tempo que não ouvia.

The Alan Parsons Project
Mago da Lua

sábado, 29 de setembro de 2007

Arrábidoo

Foto: António Branco de Almeida (aba)
Arrábidoo, estava na gaveta há 6 anos, desde que vim morar para a zona Este da Serra.
Neste tema podem ser escutados os sons que para mim melhor a definem.
Os Cântigos dos monges Arrábidos, o "esguinchar" dos golfinhos, o chilrear das fragatas do mar que razam as ondas, o espraiar das vagas na areia.
A pontuação minimal repetitivo dos sequenciadores representam o seu recorte agreste.
Recordo sempre o espelho de agua quando a ouço, a luz do sol reflete-se num prateado no mar.
O ambiente deste local é mágico, duendes e fadas desde sempre a escolheram, no mar as sereias espalham os seus encantos a quem lá entra.
Em tempos foi uma ilha, quando as aguas do Tejo e do Sado se encontravam pela planicie Ribatejana, isolando-a, daí a vejetação e arvoredos serem tão diferentes dos demais.

Dedico Arrábidoo a Marion, que desde criança brinca na serra e á noite nos cumes canta á Lua.

Para ouvir: Jos Almeida, Arrábidoo

Mago da Lua

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Entre Vénus e Marte

De momento não estou a conseguir mudar de planeta, por isso vou ficar aqui mais uns tempos.

Mago da Lua

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Coisas de rapaz

Hoje recordei algumas das musicas que ouvia no inicio dos anos 70.
Anos 70 porquê ?.....ainda por cima hoje que estou tão bem !!!
Ao passar faz alguns dias, à porta do Colégio Militar onde estudei, e de onde fugi a oito pés, ficou-me a vontade de relembrar alguns sons desse tempo.
Como ainda não tinha resolvido esta questão revivalista não me andava a sentir nada bem.
Encontrei alguns vídeos, mas poderiam ter sido outros, será que andavam na mesma onda ?

Os Moody Blues é um tema de 1970, o Soon dos Yes é de 1977, mas o vídeo de 2002, não estranhem o Steve Howe estar de óculos, aquilo é só para o estilo.



Mago da Lua

domingo, 23 de setembro de 2007

Tão perto e Tão.....diferente.


Andava eu a tentar tratar o Isaac por tu....o Isaac Newton, aquele.....isso!!
Pergunta assim o senhor professor para a geral....
"...Se eu largar um tufo de algodão e um comboio do 3º andar ao mesmo tempo, qual chega primeiro ao chão ??..."
Claro...um unisuno, "o comboio".....errado, diz ele...e, tudo de boca aberta...eu tambem....mesmo..aaaaahhh!!!
Pois agora é a minha vez de Vos deixar de boca ao lado.
"..Qual a relação entre a foto superior e o slide abaixo ???.."
Não...não é de Marte,.... ouvi alguém dizer com o dedito no ar.
Pois....está quase lá está, pelo menos já sabem que é de cá, dos Tugas, tribo infernal...(Esca,labor,potus,somnus,mediocria cunca).
"...e com isto passa o tempo e eu não acabo a aula....."...(isto sou eu a pensar para dentro).
Bom....ok, vou revelar, é de facto tão incrivel que niguém lá vai, e, é uma turma de excelência.
Por alturas do final de Agosto, numa rapidinha de alguns dias,umas fériazitas, como é hábito in meu paraiso preferido.
Considero, e não só eu, a Zambujeira do Mar um portal energético, com qualquer ligação cósmica, onde tudo de bom já me aconteceu.
E quando digo de bom, incluo também aquele dia em que perdi o meu grande amigo Fábio no mar, foi bom porque ele regressou.......das estrelas...só pode.
Dizia eu que a foto, é o fruto de ardo trabalho de dois dias de feira, daquelas á beira rua, onde entre alguidares, roupas trademark Lelo original, relógios made not Suiça, e tanta é a tralha, que o lixo vai ficando no chão, sendo plásticos e caixas de cartão que depois de levantado o acampamento dos feirantes, não tem um rápido destino, se é que tem algum.
O Slide, é uma mera criação do Universo que dista apenas alguns metros da lixeira.
O mais engraçado é que vi alguns turistas estrageiros tirarem a mesma foto, pelo incrivel.
Vou tentar que isto chegue á Câmara de Odemira, podem ajudar ?


(em latim : Comida,trabalho,bebida,sono,tudo com moderação)
Mago da Lua

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O momento


Já não sonho com a queda, agora voltou a velha, vizinha da minha avó, que me atormentava pelo seu aspecto quando era garoto, vergada sobre si, de olhar frio e negro num conjunto muito escuro de vestimenta e lenço à cabeça.
Imaginava-me dentro de sua casa, de onde tentava fugir sem que me visse, cheguei a acordar aos gritos, a sua casa era num descampado onde nada havia para socorro.
Agora voltou também a imagem das cataratas de agua de várias pistas caudais onde só a tormenta do encontro da agua com o solo se ouve, nada mais; eu olho num passadiço entre as pista, estou quase suspenso, não sei.
A catarata esconde a sua altura sem nunca a ter conseguido ver, o sonho é sempre interrompido pela ansiedade do momento.
Mas em tempos escrevi para Anjos brilhantes que me acompanhavam nos sonhos.
“..O Sonho encontrou-me esta noite, acordo e vejo que sonhei-te.
Para não te perder, nem quero acordar.
Tu davas-me abrigo e protegias-me, da chuva e de coisas que nem sei olhar, com as tuas mãos aquecias-me.
No meu sonho tu eras alada e vinhas do céu, lá, tudo era ouro.
Eu durmo em seio de anjo, só acordo com o bater das suas asas, partindo para as estrelas tocar, com elas iluminas o meu caminho na noite que não estás, para a ti eu chegar todos os dias.
Aguardo com o vento as estrelas, nascem para te contemplar, e protegem-te, girando à tua volta nesse céu de ouro, onde só tu podes chegar….”

(jos almeida, 2001)

Brigtness Angel, ao vivo concerto Montijo 12 Agosto 2006.
Mago da Lua

Cessa tudo o que a antiga musa canta

Nem me projecto a escrever seja o que for, agora algo mais alto se levanta.


Mago da Lua

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Teoria dos campos unificados


Baruch Spinoza (1632-1677): Filósofo holandês de origem judaica e filho de pais portugueses (emigrados na Holanda) sendo por isso considerado como o maior legado lusófono para a filosofia ocidental. As suas ideias encontram-se resumidas em "Ethica", uma obra extremamente abstracta, que não expressa nenhum amor pela natureza, algo que seria de esperar por alguém que identifica Deus com a Natureza. O ponto de partida de Spinoza não é a natureza ou o cosmos, mas sim uma definição puramente teórica de Deus. Alguns académicos consideram "Ethica" como a mais elaborada e rigorosa exposição do panteísmo em toda a literatura filosófica.

Albert Einstein (1879-1955): Físico norte-americano de origem alemã. Fascinado pelo panteísmo de Spinoza, declarou: "Acredito no Deus de Spinoza que se revela na harmonia de tudo o que existe, não num Deus que se preocupa com os destinos e acções do Homem", "a minha religião é de facto o universo... em outras palavras, a natureza, que é o nosso reflexo do universo". A sua convicção na unidade do espírito e da matéria deu alento à procura de uma força unificadora da natureza, à qual chamou de "teoria dos campos unificados" (tradução livre de "unified field theory"). Vários estudiosos puseram em causa esta teoria, mas descobertas recentes parecem ter renovado o interesse nela.

Mago da Lua (n. 1962): Panteísta assumido, creio que tudo o que existe no Universo está ligado em conjunto, o Universo é uma Simbiose. Os átomos que temporariamente dão forma ao meu Ser, são os mesmos que dão forma às estrelas, ao céu, às rochas, e aos animais... Eu sou parte do Todo que existe e ele é parte de mim. Quando contemplo sonhando a grandiosidade e beleza do Universo, sou obrigado a reconhecer que ele é divino, e por inerência dos factos, apercebo-me da nossa divindade...

Para o terceiro milénio precisamos de uma “religião” científica. O cerne desta abordagem filosófica reverência o universo material como única divindade .
O panteísmo científico começa como uma ontologia, uma afirmação a propósito de Ser. Contudo, conduz a uma ética e a uma política.
A ética baseia-se na premissa o principal bem na vida humana consiste em ligar-se com o cosmos, com a natureza e com outros humanos. Tudo o que aprofunda essa conexão em cada um e nos outros, é bom. Tudo o que a prejudique, é mau.



Mago da Lua

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Exorcismos



Ao emprestar a um amigo o meu CD de “ A Criação “, relembrei, já a caminho de casa ouvindo no carro esta maravilhosa obra, a capacidade de exorcizar que a musica pode ter.
“..nunca me senti tão religioso, como durante o tempo em que compus a Criação, a cada dia que passava, eu caía de joelhos, e rezava para que Deus me desse força de conseguir levar esta obra até ao fim…”
A estreia, para o grande público, teve lugar a 19 de Março de 1799, no Burgtheater de Viena, tendo a orquestra sido dirigida pelo próprio Joseph Haydn.
No final do concerto largamente ovacionado, Beethoven cumprimenta o seu velho mestre beijando-lhe as mãos de joelhos…. eu só de pensar neste momento do Homem, choro.

Para Beethoven foi importante a inovação trazida por Haydn nos oratórios, esta obra antecipa, em alguns trechos, a grande “Missa Solemnis”..
Haydn iniciou-se na maçonaria por Leopold Mozart, tornado-se grande amigo do seu
filho, que chega a influenciar as missas de Haydn, da última fase.

Para quem já assistiu a esta obra ao vivo, sabe que é de uma imponência vocal, eu diria celestial.
Haydn é o iniciador de uma nova fase na história da música. Com a sua obra desenvolve-se uma nova polifonia instrumental, sem o apoio harmónico do baixo contínuo.

Muitas foram as vezes, e deixo aqui um pedido de desculpas aos meus vizinhos, que completamente fechado e às escuras na minha sala, ribombaram o Caos e o Paraíso da Criação.

A mais intensa das dores, contra a mais intensa das obras, será talvez a pura devoção à capacidade de criação do próprio Homem, e não como Haydn a Deus, sinto que esta forma de exorcizar me resulta.
O certo, é que nos piores momentos me refugio nos maiores génios, não só musicais.
Será o meu Deus o Homem ?.......acho que não faria uma boa opção, por isso penso que são antes os homens, o que me torna politeísta, já não tão agnóstico como eu pensava.



Mago da Lua

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A sombra da mente



“Que nos façam mal ou nos roubem não é nada, a não ser que continuemos a nos lembrar do que aconteceu.”
Padre Mustafa

Creio termos um processo de auto defesa, para quando as coisas são mesmo muito más.
No fundo inconscientemente o cérebro bloqueia estas informações, provavelmente irão estar dentro do tal filme de 1 seg, que vimos ao partirmos, provavelmente.
Eu de certo gostaria mais de ver um Pôr do Sol, melhor, um nascer de Lua, pois o Sol nunca se põe, podemos sempre correr atrás dele….mais uma vez tudo é redondo.
Na minha visão, a Lua aparece por ciúmes do Sol, não do seu brilho, mas da sua posição relativa a nós, giramos em seu torno, daí aprendemos que “..O Nosso Sol é tudo sobre quanto giramos..”……ahhhh ciumenta.


Mago da Lua

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Afinal como foi ?



Desde que dei por mim, sinto a necessidade de saber “..quem és ? de onde vens ? para onde vais ?..”

Recordo a minha “Iniciação” lendo as enciclopédias lá de casa e a brilhante colecção dos “ Enigmas de todos os tempos ”, que o meu pai me incentivava a ler.
Mais tarde foi marcante a série de televisão “ Espaço 1999 ” da qual vi todos os episódios.

Marcantes foram também “ 2001 Odisseia no espaço “ e “ Experiência de Filadélfia ”.
Tudo isto para mim era sonhar, com algo que não encontrava…. aqui.
O tempo que não era entregue ao desporto, era preenchido com a alimentação da alma.

Para não vos falar da já repisada e elevada teoria do Big-Bang, com a qual me identifico, sentido que, harmoniza muito do exacerbado esoterismo, tive conhecimento há uns anos do Dr. Zecharia Sitchin .

Sitchin é teórico relativo à origem humana, abordando-a baseado na cultura Suméria.
Os Sumérios, grandes astrónomos da antiguidade veneravam os Nephilim ( Anunnaki nos textos Sumérios ) e o seu planeta Nibiru.

A teoria Nefilistica, foi já largamente abordada ao longos dos dois últimos milénios.
Pessoalmente direi que sou adepto, até pela sua forma romântica, mas é uma teoria entre tantas outras criveis.

Em textos do Antigo Testamento, cap.VI Génesis, podemos ler uma plena mão cheia de referencias a estes gigantes.
“.. Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram belas, tomaram para si mulheres", " ..Havia naqueles dias gigantes na terra ; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos..".
Sitchin atribui a nossa criação a Enki, cientista chefe dos Nephilim na missão desta raça no planeta terra.

Enki, criou-nos ligando a raça réptiliana Nephilim aos primeiros hominídeos, utilizando os híbridos ( primeira ramificação para o homem actual) como escravos em minas de ouro, toda esta actividade centrada na zona do actual Iraque, entre o Tigre e o Eufrates.

O planeta Nibiru, segundo a astronomia Suméria, orbita elipticamente em torno Sol, com uma orbita de 3600 anos…engraçado a hora tem 3600 seg…

Na formação do universo, a sua colisão com Tiamat, planeta situado entre Marte e Júpiter, dá origem à Terra e Lua, definindo para sempre as orbitas de Marte e Terra, bem como a cintura de asteróides, estes resultantes da destruição de Tiamat.
Várias interpretações são feitas através da leitura dos muitos cilindros Sumérios encontrados, que nos trazem um historial astrológico rico para a época.

O mais polémico de todos, creio, ser o VA 243 (acima colocado), propriedade do museu “Vorderasiatische Museum, Berlin” dando origem a verdadeiras batalhas de opinião cientifica entre Sitchin e Michael Sheiser.

Para Sitchin, VA 243 demonstra a cena de uma oferenda a um Nephilim, este em troca revela aos Terráqueos a sua posição no Universo pela teoria Heliocêntrica, demonstrado na imagem, o Sol e todos os outros planetas do sistema solar, onde se inclui Nibiru; isto tem 4.500 anos….Galileu só mais tarde…
Reparem que o gigante, sentado, é da altura dos outros figurantes terrenos…" ..Havia naqueles dias gigantes na terra..”
Ainda para Sitchin, Nibiru foi descoberto em 30 de Julho de 2005, sendo o Corpo Celeste ( 2003-UB-313).

Para Michael Sheiser , a representação em VA 243 é uma demonstração festiva de adoração ás Pleiades, conjunto de estrelas veneradas pelos Sumérios e para eles representativas de bom tempo e fertilidade agrícola.

Por isso pergunto, afinal como foi isto ?....como aparecemos ?
O certo é que cada salto evolucional do Homem, e são muitos, tem sempre um referenciado de algo não muito terreno.



Mago da Lua

 
Add to Technorati Favorites