domingo, 28 de outubro de 2007

Meditação e Dança Dervish

Image Hosted by ImageGrip.com



Os iniciados Dervish, dançam rodopiando.
Chegam a estar 45 minutos a rodopiar sobre si sem parar.
Durante a dança, entram em transe ligando-se aos seus guias espirituais e a Deus.
Esta forma de dança/meditação, foi usada e ensinada no sec.XIII na Turquia por Celaleddin Rumi, nascido no actual Afeganistão.
Celaleddin era poeta e lider espiritual, fundador da ordem Dervish Mevlevi.
Após a sua morte, os seus seguidores fizeram chegar esta religião à Siria e ao Egipto.

Celaleddin/Mevlana foi sepultado em Konya na Turquia.
O seu mausoléu tornou-se centro de culto da ordem Mevlevi.

Com mosteiro e mesquita, este local veio a ser de extrema importâcia como escola de arte e cultura no império Otomano.
Hoje existem cerca de cem bailarinos Dervish em toda a Turquia, todos homens.
Ás mulheres só é permitido dançarem em casa, e sem que ninguém presencie.

Na entrada do mausuléu de Celaleddin a inscrição de boas vindas diz:

"vem, vem sejas tu quem fores, infiel, pagão, ou adorador do fogo,
vem a mim.
O nosso convento não é um local de desespero.
Mesmo que tenhas quebrado as tuas promessas centenas de vezes, volta a nós novamente, vem"
.



Mago da Lua

3 comentários:

Sweet Porcupine disse...

Epá.....é fascinante vir aqui ao teu blog.....eu perco-me literalmete aqui!!!

Quanto á dança.....pois.....os meninos até podem estar a meditar.....mas se eu tentasse fazer aquilo.....o primeiro poste era meu!!!!
:P

Beijinhos ouriçados

Mago da Lua disse...

heheheheeh.....já tentei, mas......pummmmmmmmm !!!

M.ª Manuel Guerreiro disse...

Grande transe. Pode crer!! Só de ver fiquei tonta...Fascinante. O blogue, que só hoje conheci, também.

MMG

 
Add to Technorati Favorites