quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Visibilidade Zero



Ligamo-nos ao mundo real através da visão.


Conseguimo-nos ligar a outras "dimensões" através da hipnose controlada da visão.


A visão é o sentido mais informativo do ser, tudo nos diz.

Perdê-la ou reduzi-la é contra natura.


Não ver para além de determinado horizonte pode-nos incutir momentaneamente claustrofobia.
É mais isto que quero abordar, são mais aqui as minhas experiências.

A grande maioria dos mergulhos que se fazem na nossa costa Atlântica, são perto da visibilidade zero, principalmente fora do Verão.


Quando em tempos, mergulhava várias vezes por semana, quer nos cursos de mergulho quer nas minhas saídas de Caça Submarina, deparava-me com este truque da natureza, todo o sempre.

Não há mais desconfortante sensação que estar mergulhado sem nada ver á volta.
É tipo mergulho nocturno, mas pior, pois a lanterna de nada vale.

Vem a tal sensação de claustrofobia e como se não fosse o bastante ainda aquela.....que é isto que me tocou?

Claro que umas vezes até se suporta, outras nem por isso e abortamos o mergulho.

Já quando é a caçar, o gozo é maior, além de nada se ver, nem sequer os peixes, estamos em apneia e não vale mesmo a pena lutar contra qualquer sensação de medo. Há outras questões de concentração, e a retoma da superfície é constante.

Na apneia confrontamos mais o medo com as entradas das vagas ou os arrastões pelo fundo, tipo, de um lado para o outro, por vezes uma dezena de metros.

Tenho estado a falar de mergulho amador e de recreio. No mergulho profissional ou militar é precisamente a questão fulcral.

É nisto que a maior parte dos treinos insidem: Visibilidade zero!

Até porque é nisto que trabalham constantemente ... Máquinas..

Tive situações diversas no mar com visibilidade zero, nem todas graves, algumas até singulares e que nos fizeram rir.

Desde perder alunos, ou cair em cima de tubarões, ou quase me arrancarem todo o escafandro com encontrões de outros mergulhadores, de tudo um pouco me aconteceu.

Mas como recordação maior ficou o momento em que encontrei a "Montanha" a 1,5 milhas Nord-Este do Farilhão ( Berlengas). Já a procurava há anos!

A Montanha, como lhe chamo, é uma baixa que vem até
aos -12metros da superfície.

Um belo dia de Verão mas sem qualquer visibilidade, paramos mais uma vez o bote e procuramos um local com visibilidade para caçar.

Ali os fundos andam pelos -40 metros ao que me lembro. Pensando que não iria encontrar esta baixa mais uma vez e que ela existiria para lá dos -20 metros, descia descontraído e concentrado em total visibilidade zero, mas, toco de repente o fundo. Era a superfície da baixa a -12 metros.....morri de susto!!! Foi a pior sensação da minha vida, acho, e estava a mergulhar em apneia.

Tirámos todas as marcas e apontamentos de localização do local e voltámos dois dias depois com 30 metros de visibilidade, loucura.

Loucura loucura mas custou-me alguns pesadelos durante a noite.

E aquela sensação de acordar durante a noite e não sabermos onde estamos? Já alguém experimentou?

Aqui é quando o sistema da visão se liga primeiro que o do reconhecimento.......é horrível.


6 comentários:

Blue Angel disse...

Obrigada pelo teu comentário no meu post! Embora seja diferente, também gosto muito do meu nome!
Acerca deste teu post, eu tenho pânico de ficar debaixo de água. Já quase me afoguei 3 vezes, esta última á uns 4 anos deixou-me sequelas, por isso só ler já me faz confusão!
Adoro mar, não me faz confusão estar sem pé, mas a cabeça debaixo de água sem ser num mergulhinho rápido.... nãaaaa!!!

Fica bem e bom fim-de-semana.

Adoa Coelho disse...

A visão é o meu principal sentido... Quase não consigo funcionar sem ela. Já fiz uma experiência. Na Expo 92 em Sevilha, quem quizesse podia experimentar fazer, ver, tocar... como se fôssemos cegos, paralíticos...

Então tínhamos de por uma venda e entrar e sair dum autocarro, apenas isso.
Foi absolutamente assustador.
Pior foi quando saí.. ninguém me tinha dito que terminava ali... e continuei com a venda. Nunca me senti tão mal. Tão assustada!

Agora, fazer apneia adoro!!
Mas na piscina!
Houve uma altura em que aguentava 6 minutos sem respirar.

Agora faço meia piscina sem respirar e já está muito bem!

Sempre quiz experimentar fazer mergulho, especialmente fotografia submarina. Mas acho que me "sujaria" toda se o fizesse em visibilidade zero!!!

Carpe Diem!

Mago da Lua disse...

6 minutos ?....em apneia estática proventura, mesmo assim é muito, só com treino....devias ter seguido.
Irias dar uma boa apneiista.
beijito
P.s... meia piscina ?...larga o tabaquito coff coof coof.

Adoa Coelho disse...

Não fumo!!!
Andei muito tempo sem fazer nada... agora quero fazer tudo...

A asma deu quase cabo de mim. Agora que está quase superada, estou a reclamar os meus direitos!
Viver e fazer o que gosto!!

Já experimentaste o tiro com arco??

Carpe diem!

Mago da Lua disse...

Tiro ao arco nunca experimentei.
Mas eu sou mais de desportos Anaeróbios.
O tiro é mais de controlo e concentração.
Para o tabaco sair de vez dos pulmões, aconselho...SpinBike ou algo adulterado disto.
É algo onde o espirito ultrapassa dor :)

Alien David Sousa disse...

Mago tive de rir com esta:


"Desde perder alunos, ou cair em cima de tubarões, ou quase me arrancarem todo o escafandro com encontrões de outros mergulhadores, de tudo um pouco me aconteceu."


Quanto ao resto, deve ter sido mesmo uma experiência e tanto. Eu acho que entrava em pânico. Com toda a certza....esquece o " acho", entrava mesmo!


Saudações alienígenas

 
Add to Technorati Favorites