sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Onde o meu coração sonha

Começa assim Awaken

High Vibration go on To the sun, oh let my heart dreaming Past a mortal as me Where can I be Wish the sun to stand still Reaching out to touch our own being Past all mortal as we Here we can be We can be here Be here now Here we can be

Confesso que não é fácil começar a ouvir Yes.
Então antigamente nos finais dos anos 70.
Eu lá peguei, mas só já no quarto álbum, os primeiros não entraram logo no ouvido.
Esta peça que aqui coloco em vídeo é do album
Going for the one de 1977, mas ao vivo em 1999.

É o álbum de regresso de Rick Wakeman aos Yes.
É caos musical, de tal maneira que acho de difícil audição.

O pior, digo, o melhor, é quando começa a entrar depois de a ouvirmos umas 3 ou 4 vezes e começarmos a perceber a harmonia do caos.

E isso é tão sublime que nem damos por isso, somente quando os cabelos dos braços se começam a levantar em arrepio.

Nessa altura apaixonamo-nos por esta complexa fusão de musica como se da nossa princesa se tratasse e onde todos os executantes nem sequer parecem ter tocado alguma vez juntos.

Tão pouco querem seguir a tónica ou dominante, mas de repente.....de repente estão lá....a dissonância desaparece e há um crescendo total em todos os instrumentos dando um sentido propósito á musica....uma plena ascenção.

E de musica passa a luz para não poder ser escrita, apenas sentida, e por Eles tocada, só por Eles.

Já tive a sorte de ver ao vivo. Nunca sonhei ser possível. Chorei tanto ... tanto .
Ergui os braços e senti-me voar com Ela mais uma vez.
Eu e o Paulo tínhamos prometido um ao outro que nem uma lágrima deitávamos.
Mas....as primeiras notas de piano do Rick, no concerto do pavilhão Atlântico tocadas pelo Igor Khoroshev foram muito mais fortes.

Para poderem apreciar atentamente a carga emocional desta obra, aconselho a atenção no segundo video, ao momento (-6.18)....
e (-4.25)... Fica esta ajudinha para verem se é verdade ou não, é sempre a subir uuuuhhhhh.
Só mais isto: Neste video, que é da tourné do album Union, estão as duas formações dos Yes em conjunto. A formação mais tradicional e a chamada formação New Generation.

Por isso vêem dois teclistas, Rick Wakeman e Tony Kaye, dois bateristas, Bill Bruford e Alan White, dois guitarritas Steve Howe e Trevor Rabin, claro Chris Squire no baixo e Jon Anderson na Voz.

Devido ao tamanho do ficheiro de video, este está repartido em dois.



Mago da Lua

2 comentários:

Sweet Porcupine disse...

Olá mago da lua,

ao vir retribuir a tua visita lá no meu cantinho.....deparo-me com este teu fantastico blog!

Na realidade temos imensas coisas em comum, não só a musica, que nota-se desde já que és um excelente apreciador....como no mergulho!
Também eu tirei o curso á uns bons tempos no CPAS....e por voltas da vida estou um pouco desligada desta magnifica paixão..... sei perfeitamente do que falas dessa sensação da visão e da propria imensidão do "azul" em que tomamos consciencia do quanto pequenos somos!

Desculpa ter-me alongado no comment....mas não podia deixar de partilhar contigo!

Voltarei assiduamente aqui ao teu cantinho!
:)

Beijinhos ouriçados
;)

PS: Excelentes clips!

Mago da Lua disse...

Olá Oriçinho, ehehe para diminuitivo soa melhor que a tradução á letra de Porcupine.
Um animal fantastico....creio só acasalarem uma vez na vida, e são totalmente solitários, monogâmicos.
Agradeço o teu comentário, volta sempre. Aprecio tb muito o que escreves.
P.S. O post do Awaken, só agora vou acabar, faltava umas linhas, mas emocionei-me e tive de parar...parvo.
Bejito
mdl

 
Add to Technorati Favorites